8 de fevereiro de 2009

ENTREVISTA A NUSKINHA

E para continuar o meu leque de entrevistas aos meus "outros significados" escolhi a minha colega de equipa, Nádia Anusca Franco D'Almeida, conhecida no futebol/futsal por Nuskinha.
É um membro da "família" da ADC Gualtar e um exemplo vivo de que as pessoas não se medem aos palmos. Tem um carácter muito característico devido à sua inteligência e espírito crítico, desta forma luta sempre e naturalmente pelo bem-estar da equipa. É uma jogadora "nata" pois com a bola nos pés torna-se inconfundível. Coleccionadora de todas estas faculdades, fazem dela uma das jogadoras que mais admiro.

Nuskinha na primeira pessoa...

Mélissa: O teu jeito para a "redondinha" não é indiferente a ninguém. Como e quando descobriste que eras diferente?
Nuskinha: Desde que me lembro jogo futebol. A minha infância foi feita a jogar futebol/futsal porque a maioria dos meus amigos eram rapazes e foram eles que me incentivaram e ensinaram a jogar. Sempre joguei com rapazes e só aos 16 anos é que me iniciei como federada numa equipa de futebol 11 de Fafe, no CD Vinhós. Mas talvez se deva também a um factor genético... a minha Mãe também foi jogadora durante muitos anos e dizem que sou muito parecida com ela a jogar, era uma grande jogadora.
Mélissa: De chuteiras ou de sapatilhas, a bola faz parte da tua vida desde muito cedo. Podes dizer-nos qual foi o teu percurso até chegar à ADC Gualtar?
Nuskinha: É verdade, desde muito cedo que jogo, mas nem por isso o meu currículo é assim tão vasto quanto possa parecer. Joguei em muitos torneios de bairro, mas com 10 anos comecei a jogar em campeonatos do concelho de Fafe, com rapazes. Joguei 2 anos pela ACR Restauradores da Granja, onde me ensinaram muito do que sei hoje e mudei para os "Justiceiros", onde joguei mais 2 anos. Como a idade limite era 14 anos para participar nesses campeonatos, estive parada durante outros 2 anos, até que finalmente aceitei o convite da CD Vinhós, já com 16 anos. Aí joguei uns longos e agradáveis 5 anos, até que chegou a altura de mudar para o futsal, neste caso para a ADER Mogege onde joguei 1 época. A convite da equipa técnica e com um projecto bem aliciante, cheguei finalmente à ADC Gualtar.
Mélissa: Visto que já viveste essas 2 realidades, futebol e futsal, sabes certamente dizer-nos o que te fascina nos relvados e nos pavilhões...
Nuskinha: Sim, é verdade, vivi essas 2 realidades e posso desde já dizer que o futsal é muito mais competitivo e bonito de se jogar. Relvados esses foram poucos, visto que a maioria das equipas de futebol 11 não possui verbas nem ajudas para treinar e jogar em relvados, por isso os campos pelados foram mais a minha vida. É certo que joguei muitas vezes em relvados e adoro jogar futebol 11. É bastante diferente do futsal e o que me fascina nos pelados/relvados é a diferença que uma jogadora pode fazer num jogo, visto que na posição onde jogava tinha que ser eu a construir todo o jogo, o que é algo que eu adorava fazer. A visão de jogo que é necessário ter é uma das coisas mais bonitas no futebol 11.
Em relação ao futsal, só jogo como federada há 2 anos, mas posso dizer que as emoções estão mais à flor da pele. Há mais público a assistir, mais equipas, mais competitividade e a verdade é que se joga melhor futsal feminino em Portugal do que futebol 11. Adoro jogar em pavilhão, sempre gostei, e o que mais me fascina de facto é a capacidade táctica necessária que é preciso ter para o poder praticar da melhor maneira.
Mélissa: Com tanta qualidade que te é inerente, não admira que tenhas feito parte da formação das nossas selecções por vários anos. Gostaste da experiência que viveste a nível de selecções?
A Selecção Nacional Feminina é o objectivo de todas as atletas que praticam futebol 11 e futsal, mas a verdade é que nem todas conseguem dar o seu contributo. Este facto deve-se a várias razões, entre elas a falta de "olheiros" e "interessados" nessa mesma formação. Eu tive a sorte de, na altura certa, ter aparecido alguém para me ver jogar e que me chamou para um estágio. É claro que foi uma experiência fabulosa e que sem pensar 2 vezes repetia se me chamassem, mas a verdade é que nem sempre as coisas correram da melhor maneira. Nos 2 primeiros anos que fiz parte da Selecção Nacional, na altura do Prof. Nuno Cristóvão e Prof. Mónica Jorge, havia algo que me fazia sentir com força e garra para jogar fosse em que posição fosse. Mas sabia que ambos tinham conhecimento que a melhor opção para mim como jogadora era jogar a "número 10", independentemente da minha altura. Adorei essa fase e com a saida do Prof. Nuno Cristóvão muita coisa mudou. No meu último ano juntou-se ao projecto o Mister José Augusto e aí as coisas já não correram tão bem para mim. A maneira de jogar implementada não estava de acordo com o que tínhamos aprendido até então e a meu ver, muitas jogadoras foram prejudicadas por isso, mas o que é certo é que fomos a primeira Selecção Feminina portuguesa a passar uma 1.ª fase de apuramento para o Campeonato da Europa, onde já não estive presente. A partir de então a minha história na Selecção está num intervalo e espero que em breve possa voltar, porque como tu bem sabes, é um orgulho muito grnde representar o nosso país.
Mélissa: Falando de futsal... vou colocar-te uma questão que me suscita muita curiosidade porque me sinto triste em relação à realidade do futsal feminino no nosso país. Tu enquanto atleta, certamente sentes que o teu dom inato para a bola não é totalmente aproveitado, dado que os clubes em Portugal disponibilizam, em média, apenas 2 treinos por semana. Peço-te que comentes este facto e aproveites para nos dizer que nível gostarias que o futsal feminino atingisse. Nukinha: Hoje em dia, em alguns paises, o futebol/futsal feminino é profissionalizado, mas o mesmo não se passa em portugal. A verdade é que isso torna qualquer desporto mais apoiado e apreciado, mas o problema não é bem esse. Eu penso que em portugal a federação não aproveita os talentos das atletas feminias, ainda mais se forem jogadoras de futsal. O patamar ideal era a profissionalização, pois todas as atletas têm outra vida para além do futebol/futsal e por vezes têm de lutar contra tudo e todos para poderem fazer o que mais gostam. É uma verdade, o nosso talento é muito mal aproveitado pelos demais, pois é com muito esforço que apenas duas vezes por semana os clubes treinam para que no fim-de-semana consigam mostrar a quem assiste o seu melhor. Agora com o que temos, bastava um pouco mais de apoio e com a existência de uma Selecção Nacional feminina de futsal, talvez a evolução deste desporto em Portugal fosse grande, permitindo a aposta de patrocinadores nas equipas.
Mélissa: Voltando à nossa realidade e ao nosso campeonato... quando abraçaste o projecto da ADC Gualtar sabias que eu fazia parte dele e apesar de não me conheceres, já tinhas uma vaga ideia sobre mim. dado que já te falei sobre ti na apresentação da entrevista, descrevendo-te da forma como te vejo e admiro, penso que seria justo partilhares o que pensas sobre mim. Sem vergonha e com sinceridade...
Nuskinha: É verdade. Sabia que farias parte do projecto e sem dúvida que fiquei bastante agradada. Não te conhecia como pessoa, apenas como atleta e tenho a certeza que qualquer atleta gostaria de fazer parte de uma equipa onde tu também estivesses. Não posso esconder que tinha um pouco de receio pelo nosso relacionamento, pois do pouco que te conhecia fora do campo e do muito que me conheço, sabia que talvez pudessem existir incompatibilidades. A verdade é que isso não aconteceu e agora posso dizer que te admiro muito pelo que és fora do campo, pois estás sempre disposta e disponível para ajudar quem precisa e nunca falhas aos teus compromissos. És uma adulta com 19 anos, bastante independente e responsável. Dentro de campo acho que não há muito para dizer... és uma jogadora fantástica, com bastante potencial em todos os níveis e tens muita auto-confiança, o que é o teu maior estímulo. Um senão é o facto de andares sempre lesionada, o que na minha opinião talvez se deva ao facto de, dentro de campo, não conseguires descortinar a altura em que deves parar de fintar. Por vezes isso só te prejudica a nível físico e táctico, mas com todas as tuas qualidades lidas bem com essas situações.
Mélissa: Aproveitando algumas das tuas palavras e indo de encontro ao que foste dizendo, antes do campeonato começar muitos "rumores" surgiram à volta da nossa equipa. Muitos deles eram dirigidos ao facto de ambas fazermos parte desse projecto. Quebramos expectativas negativas e atingimos muitas positivas. Sentes e pensas o mesmo que eu?
Nuskinha: Sim, sim. Completamente. É verdade que esses rumores surgiram, uns com normalidade e outros para tentar enssombrar o projecto. Certamente que toda a gente pensou que seríamos incompatíveis dentro de campo, mas acho que a esta altura do campeonato já provamos aos demais que essa incompatibilidade só existe na cabeça de alguns, talvez daqueles que ainda não tiveram o prazer de ver a ADC Gualtar a praticar o bom futsal que quase sempre tem mostrado.
Mélissa: E tu és uma das grandes responsáveis por esse "bom futsal" e talvez essa seja uma das razões pelo facto de ouvirmos, durante os jogos, chamar pelo teu nome e muitas vezes pessoas desconhecidas, que se deslocam aos pavilhões para te ver jogar. Assim e para terminar, como forma de poderes homenegear todos que te admiram, dentro e fora de campo, pedia-te para deixares uma pequena mensagem a todos quantos sabem reconhecer um verdadeiro talento.
Nuskinha: Sinceramente e sem querer dizer que sou distraída e que não dou valor a quem assiste aos nossos jogos, são raras as vezes que me apercebo disso. para mim é muito difícil concentrar-me no jogo e na bancada ao mesmo tempo, quando jogo abstraio-me de tudo em meu redor. É claro que ouço o público, mas como um apoio e não como uma forma de evidenciar alguém. Adoro entrar num pavilhão e ver que está cheio para nos ver jogar, parece que me sinto mais confiante. E a todos os que nos apoiam, que nunca faltam a um jogo, que estão connosco nos bons e maus momentos e que são sinceros connosco quando devem ser, deixo um enorme obrigada. É um orgulho ter adeptos assim e ver que há pessoas, amigas e conhecidas, que arranjam tempo para nos ver jogar. Espero que façamos algo de maravilhoso, sendo ou não campeãs, mas que vos deixem orgulhosos. Obrigada por tudo!

10 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma vez Mely estiveste muito bem na escolha...
É uma alegria ler as vossas histórias, as vossas partilhas e saber que uma e outra se admiram pelo tanto que são, não só como atletas mas também como pessoas.
E depois é um orgulho muito grande ver duas jogadoras com essa qualidade toda juntas na minha equipa.
Para mim são simplesmente fantásticas e do melhor que há e só posso estar feliz porque conseguem complementarem-se como ninguém acreditaria.
Grande prova que têm dado a todos/as os/as maldosos/as que se calhar só têm é inveja por ser tanta qualidade junta.

Para a Nuskinha fica o meu grande apreço, não só pela qualidade técnica-táctica, mas também pela forma de estar perante o grupo, pela maturidade, pelo esforço e dedicação e sobretudo pelo sacrifício... (sabes do que falo).

Obrigada às duas pela magia que só vocês sabem fazer...

Beijos,
EP

Anónimo disse...

Olha a nossa 'Nuskinha'...

P'ra primeiro gostava de te dizer que é um orgulho estar ao teu lado numa equipa, e claro é um prazer ver-te a jogar!!

Como diz a nossa capitã não ficas indifente aos olhos de ninguem que te ve tocar na 'redondinha'!!!
Jogas de uma maneira especial, vê-se que te sentes bem ao jogar futsal, e a ajudar a tua equipa a vencer!
sem nenhuma dúvida acredito que vais estar bastante confiante e ao mais alto nivel para enfrentar estes proximos jogos!!
E além de só te ter conhecido esta época, já deu para reparar que a nivél pessoal és lutadora, responsável, pronta a incentivar a mais novas (o que te agradeço por isso) e acima de tudo, sei que és uma grande amiga, e sempre disponivel para ajudar quando necessário.

Força Nuskinha, continua assim e os resultados serão os esperados!!

ps: o meu primo ficou todo contente e muito envergonhado.... lool

bjinhos
tita28

Anónimo disse...

Parabenx pekena max grand jogadora!

Tax mto bem no futsal e plos vixtox c gent q t da merexido valor.

Qto a selexao a dexculpa dev xer a tua falta d tamanho, infelixment da-x preferencia à falta d kualidad.

Kontinua axim fenomenal, ax pexoas do publiko adoram. Éx unika!

Jinhox,
Ass:100%Nuska

Anónimo disse...

PARABÉNS Mélissa por mais uma fantástica escolha e PARABÉNS Nuskinha pela entrevista…

Vocês, como a Susana diz, são “os pilares desta equipa”… Convosco em campo tudo se “torna mais fácil” pois, conseguem dar uma força inacreditável à equipa, o que nos dá ainda mais garra para ultrapassar tudo e todos…

A ti Nuskinha, só te tenho a dizer que és fundamental nesta equipa e, queria agradecer-te por todo o apoio e por todas as vezes que me tentas melhorar… Admiro-te muito, não só pelas tuas fantásticas e enormes qualidades, mas também pela maneira como enfrentas os jogos, pela dedicação que demonstras, pela ajuda que dás às tuas colegas de equipa, pela tua garra, pela tua humildade e, principalmente pela tua maneira de ser…

Para mim é um orgulho poder fazer parte da vossa equipa e, dá-me imenso prazer ver-vos pegar na redondinha e fazer magia com os vossos pezinhos, que fazem inveja a muitas atletas…

Continuem assim… Todas juntas vamos conseguir…

Força!...

Anónimo disse...

MELISSA PARABENS PELA ENTREVISTA,NUSKINHA EXCELENTE ATLETA,AMIGA E FALADORA DENTRO DO CAMPO,SEMPRE A OLHAR POR MIM :)))))COMO VOS BACTIZEI:DOIS PILARES:)))) MAS NOSSOS.....FAMILIA PARA FICAR E PARA DURAR.......BJINHOS PARA AS DUAS...........S.M

Anónimo disse...

Cá está a nossa pekena:)

Mas uma enorme jogadora ou seja mais uma maravilha da ekipa...com mt talento e com uma grande qualidade de bola...

Sinto-me orgulhosa em jogar cntg.

Continua em grande nunca desistas dos teus sonhos tens as tuas colegas que te apoiam e sabes disso.

Bjinho felicidades

Anónimo disse...

esta e a nossa"pekena"e ao mesmo tempo a nossa GRANDE NUSKINHA....
foi um enorme orgulho conhecer esta atleta..
a2anos k acompanho no futsal,e uma atleta k admiro imenso,tem uma kualidade tecnica incrivel...
como pessoa e fantastika,sempre mt bem disposta.....
GRANDE NUSKINHA....ES UM ESPETAKULO EM PESSOA,mas tem de deixar de" berrar" com as tuas colegas...esse e o teu maior defeito..lol
contamos c a tua ajuda como sempre.para todos os jogos...
teras todo o nosso apoio para tudo,CONTA CONNOSCO...
espero continuar acompanhar te no futsal....ADOREI CONHECER TE....Vamos continuar a trabalhar para k td s torne realidade,e n apenas um sonho....
1BJ PA NOSSA NUSKINHA COM 1 GRANDE VOTO DE CONFIANÇA NELA...

Anónimo disse...

Nuskinha,

Conhecemos-te à pouco tempo mas, apesar disso, já nos apercebemos da GRANDE ATLETA e AMIGA que és! Dentro de campo revelas uma qualidade que maravilha todos aqueles que gostam de futsal e nos apoiam; fora de campo, estás sempre pronta a ajudar e a apoiar quem precisa! És um verdadeiro exemplo para todas as atletas!
Temos muito orgulho em ti miúda e em sermos teus colegas de "Família"!

Resta apenas lembrar-te que podes contar connosco para tudo o que precisares!

Méli,
Gostavamos de te deixar os parabéns por mais uma entrevista espectacular! É uma boa maneira de nos conhecermos melhor!

Um grande abraço para as duas,

Adversários... Temam a nossa união!

FS (+) e AS (1)

Anónimo disse...

Será que há algo mais maravilhoso para um treinador do que ver duas atletas suas a darem-se tão bem? Será? Muito sinceramente penso que não e é isso que faz de nós diferentes. A felicidade e orgulho apoderaram-se de mim...

Mélissa muitos parabéns pela magnífica entrevista. Estás a fazer uma grande selecção de personagens a entrevistar...
Nádia sabes muito bem que te admiro imenso pela tua forma sincera e directa de estar na vida.
Já deixaste a tua marca no futebol e infelizmente as coisas não correram como deveriam ter corrido, espero que num futuro próximo tenhas a oportunidade de demonstrar o teu real valor. Quanto ao futsal sinto um enorme orgulho por poder dizer que sou o responsável pela tua vinda e com ela encantares todos os amantes desta modalidade. És GRANDE....
Com esta entrevista todos ficam a conhecer uma daquelas que desportivamente é das melhores que existem a nível nacional...
Se alguém duvida faço o convite: venham ver para crer...

Anónimo disse...

Bem, acho que não há muito mais para dizer..
Da minha parte apenas tenho a acrescentar que sinto um enorme orgulho por poder trabalhar com uma atleta como tu Nuska. Admiração, é talvez a melhor palavra para descrever o meu sentimento... admiração por tudo, pelo teu trabalho, pela pessoa, pela tua qualidade, pela tua amizade, pelo teu esforço, pelo teu sacrifício...
Quero que saibas também que podes contar comigo, e acima de tudo connosco, para o que der e vier.

Muita força, e lembra-te, nunca desistas, és demasiado forte para isso.

Beijos
Sónia Alves