3 de janeiro de 2010

HORA DE BALANÇO: 2009 em REVISTA

E esta é mesmo a hora que destinei para fazer o balanço de 2009. Para todos aqueles que se interessam, de uma forma ou de outra, por aquilo que foi o meu ano, aqui fica a minha reflexão...

2009 foi um ano especial... especial como têm sido todos os que passo junto daqueles que amo. Neste, particularmente, passei por experiências novas, que me fizeram crescer e sentir cada vez mais que nós somos aquilo que perspectivamos ser.
Em termos académicos o ano foi de muita angústia. Se por um lado estava no curso que tinha escolhido, Medicina trouxe-me sentimentos novos e desconhecidos, fez-me viver situações inesperadas e sobretudo irreais para o comum dos mortais. Não lidei bem com o ambiente, com a pressão diária de ter de viver apenas e só para aquilo... Se no início de 2009 escrevi neste meu espaço que "nem tudo era um mar de rosas", as rosas acabaram por criar espinhos, espinhos que me feriram e impediram de continuar a ser eu. Tive de tomar uma decisão e seguir outro rumo, apesar de querer que Medicina continue a ser um desafio meu. É verdade que perdi uma batalha, mas posso dizer que não perdi a guerra. E a minha guerra passou a ter duas frentes... uma e a mais importante, a minha licenciatura em Educação Física e Desporto no IESF, porque era o que realmente me satisfazia e uma cadeira ou outra que mantenho em Medicina, porque não desisto dos desafios.
A nível desportivo e apesar de me ter visto condicionada por tudo o que descrevi acima, trabalhei junto de uma equipa maravilhosa, para a consolidação do projecto que tínha ajudado a nascer, a equipa feminina da ADC Gualtar. E o projecto foi em grande, muito grande... fui vice-campeã distrital, ganhei a Taça e ganhei um sem número de outras coisas importantes, que guardarei para sempre. Incrivelmente foi o melhor ano que vivi no futsal, independentemente de ter sido a minha pior época, muitas vezes por condicionantes físicas, mas quase sempre pelos motivos já descritos, que também me impediram de em determinadas alturas poder dar o contributo à selecção nacional. Muito devo a todos que, ao meu lado, me mostraram e ajudaram a percorrer o caminho.
Mas a nível desportivo muito ainda aconteceu e a surpresa veio quando o meu treinador me comunicou, como capitã, que iria abraçar um novo projecto para o qual havia sido convidado. A maior alegria aconteceu a seguir quando convidou todas as atletas para o acompanharem no novo projecto e esse projecto era no SC Maria da Fonte, o meu clube do coração! Não hesitei nem por um segundo... todas as minhas colegas de equipa, aquelas que todos os treinos me ajudavam a crescer, ora por um motivo ora por outro, aceitaram o novo desafio e para mim foi uma alegria, pois assim voltei ao clube que me viu nascer para o futsal e comigo todas as pessoas que me ajudaram a crescer.
E se há um ano dizia aqui que 2008 tinha sido o melhor ano da minha vida, posso agora rectificar e dizer que 2009 esteve ao nível do anterior, apesar das coisas menos boas que vivi. Aprendi com elas e só por si já são motivo para recordar. Assim, porque aprendi a transformar as coisas negativas em desafios positivos... porque tive fé... porque fui optimista... cresci em 2009 ainda mais e nem os contratempos me demoveram.
Para 2010 fica a certeza de que lutarei com todas as forças por aquilo que acredito e que trabalharei afincadamente para ser cada vez mais e melhor.
O desejo de um BOM ANO para TODOS...

2 comentários:

Dani disse...

nos momentos dificeis e que se ve as grandes campeas..e apesar de nao te conhecer pessoalmente...a humildade que demonstras...e a persistencia em atingir os teus sonhos e desejos...vai te levar longe melissa...as maiores felicidades neste novo ano...e sim desporto e mt mais interessante que medicina..eheh
Dani

Anónimo disse...

Sabes, grosso modo falando, a vida representa o espaço entre o nascimento e a morte... Nesse espaço de tempo passamos todos por momentos bons e momentos menos bons. E a única coisa que te devo dizer (porque pessoalmente vou-te dizendo tudo o resto, mesmo o que por vezes não gostas) é que FELIZES são aqueles que nesse espaço vivem com alegria os bons momentos e sabem receber e conviver com os menos bons, tirando deles as aprendizagens e lições... E TU estás a aprender a fazê-lo e muito bem.
PARABÉNS pelo teu ano, que com altos e baixos foi superado, demonstrando que sabes o que queres e que tens a VERDADEIRA FORÇA que só os GRANDES conseguem ter.
E em 2010 prepara-te para agarrares com força o sonho que vais realizar...

EP