29 de janeiro de 2009

ENTREVISTA A D. CARMEN... MINHA MÃE

E para continuar o conjunto de entrevistas, nada melhor do que entrevistar aquela que é uma das maiores razões da minha vida... a minha MÃE. Foi o maior desafio de todos, porque além da excelente relação mãe-filha, temos uma grande cumplicidade em tudo na vida.
Perante a sua grandeza, enquanto ser humano, não ouso alongar-me mais, porque tudo o que possa dizer sobre a D. Cármen será sempre muito pouco.
Fica o orgulho de poder partilhar com todos as suas opiniões e histórias de quem sempre me encaminhou na vida, com o sorriso que só ela sabe ter...

A minha MÃE na primeira pessoa...

Mélissa: Desde que me lembro, tenho uma paixão muito grande pela bola. Queres relembrar-me quando e como é que surgiu esta minha paixão?
Mãe: É verdade, desde muito cedo que ganhaste uma grande amiga, a bola. Recordo-me que na altura o futebol passava despercebido no Canadá, onde vivíamos. Quando chegamos a Portugal ouvia-se e via-se futebol em cada esquina e não tardou muito até demonstrares que tinhas uma capacidade acima da média para jogar futebol. Tinhas cerca de 4 anos e andavas no colégio e logo no primeiro intervalo foste jogar para o ringue e chamaste de imediato a atenção das tuas educadoras, pela tua enorme habilidade. Os intervalos sucederam-se e a paixão foi crescendo, até aos dias de hoje.
Mélissa: Apesar de tudo, sempre me deixaste praticar futsal/futebol, apoiando-me incondicionalmente. Sentias necessidade de me apoiar?
Mãe: Na verdade, inicialmente, não te incentivei muito e não me agradava a ideia de jogares como federada. Tinha receio por diversos motivos. Essencialmente pelos estudos. Poderias cair na ilusão dos comentários e no próprio ambiente do futebol, porque sabia o quanto te fascinava. Só não sabia que ias ter a devida maturidade para dar a devida importância a cada coisa. Surpreendeste-me imenso quando as pequenas responsabilidades começaram a surgir. E agora, sou como o teu pai, apoio-te a 100%, porque percebi que lutas por aquilo que acreditas.
Mélissa: Durante vários anos fiz a minha formação, enquanto jogadora, em equipas masculinas. Não te fazia confusão que a tua filha fosse a única menina entre os rapazes?
Mãe: Fazia um pouco. Não pelos motivos aparentemente mais lógicos, porque em toda a tua adolescência tiveste amigos. Estavas sempre no meio deles e como tal já estava habituada. O que mais receava era que te magoasses devido à diferença física.
Mélissa: Adoro ver-te na bancada, porque me transmites muita segurança. O que sentes quando me vês jogar?
Mãe: São diversos os sentimentos que sinto à flor da pele, mas acima de tudo sinto orgulho.
Mélissa: E o que significa ver a filha representar o país?
Mãe: O sentimento principal repete-se. É tanto orgulho que apetece gritas da bancada que é minha filha. Quem é mãe sabe como é e sente, pois um filho é algo que cresce e nasce de dentro de nós.
Mélissa: Eu sei que para ti sou a melhor jogadora do mundo (risos), mas gostava que me caracterizasses enquanto pessoa...
Mãe: Ao contrário do que todos pensam, a Mélissa é uma pessoa muito mimada a nível sentimental. Procura sempre a mão e o aconchego daqueles de quem gosta para que tenha a força de guerreira no seu quotidiano. É, sem dúvida, muito lutadora, fria e calculista nos devidos momentos. Luta até ao fim por aquilo que quer. Juntamente com isto atribuo-lhe o maior de todos os defeitos, que nasce na consequência da sua forma de lutar... gosta de ser justa e não consegue dar sem receber em troca...
Mélissa: É junto de ti que passo a minha vida e conheces-me melhor que ninguém. Lanço-te o desafio de partilhares algumas histórias que mostrem a minha forma de ser e estar perante a vida.
Mãe: Como já referi, lutas até ao fim por aquilo que queres e gostas que a vida seja levada de forma justa e retribuída. Um exemplo vivo disso é a caricata situação que viveste com a tua avó. Recordo-me que passaste o dia a pedir-lhe que te levasse para o jardim para poderes jogar à bola. Fizeste mil e uma tarefas domésticas, para que pudesses ser recompensada. Como ela andava sem paciência e muito cansada, optou por te dizer que já era tarde e encaminhou-se para o sofá. Tu, apesar de só teres 4 anos, tiveste noção da injustiça que te deparavas. Enervaste-te de um jeito incrível e decidiste morder-lhe a perna, de tal forma que, ainda hoje tem a marca.
Outra história engraçada e muito característica do teu carácter... jogavas futebol 11 nos iniciados do Merelinense. Num jogo ficaste com o olho negro, porque resolveste cabecear a bola quase ao nível do chão. Um dos rapazes da equipa contrária disputou a bola contigo. Tu acertaste na bola e ele acertou-te na cara. Como sabias que eu não suportava a brutalidade e violência que se podia tornar um jogo de futebol com os rapazes, evitaste cruzar-te comigo o dia todo, com receio que te proibisse de jogar. O que tu não fazias pela bola...
Mélissa: Para terminar, quais são os teus desejos e perspectivas para o meu futuro pessoal e desportivo?
Mãe: O maior desejo de uma mãe é ver os filhos com o sorriso no rosto. A felicidade é, sem dúvida, o maior dos meus desejos para ti. Na sequência disto espero que termines o teu curso e te tornes uma excelente profissional. Seja longe ou perto de mim, estarei sempre contigo. A nível desportivo não perspectivo nada de especial para o teu futuro. Apenas que te divirtas a jogar e conheças pessoas que te façam bem.

9 comentários:

Anónimo disse...

Olá!

Parabéns Mely por mais uma entrevista. Esta diferente por todas as razões.

Não podia deixar de aproveitar para mandar um cumprimento especial à D. Carmen, pela excelente educação que sempre te deu e por ser uma verdadeira SENHORA...
Agora que tenho o privilégio de privar mais com as duas, devo dizer que é uma delícia ver o vosso relacionamento e a forma como se tratam.
Nunca percam esses laços únicos e insubstituíveis.

Beijos para as duas,
EP

Anónimo disse...

És uma grande atleta e à semelhança da tua mãe uma excelente pessoa.
Tens a quem sair e tenho de dar os parabéns à D. Carmen pela educação q sempre te deu.
A tua mãe é uma pessoa extraordinária e com quem dá gosto estar e falar. Obrigada também pelo q tem feito pela equipa.

Parabéns por serem assim.

Beijinho pra ti Mel e pra D. Carmen.

S.M. Trambolhinho :-)

Anónimo disse...

Desde de já agradeço pelo seu apoio...

A D. Carmen é das poucas mães que conheço que gosta de ver os filhos bem, como por exemplo: ver a Mely jogar futebol.

A Mely sem o seu apoio não teria chegado onde chegou: GRANDE ATLETA

Bjinhos para a nossa grande apoiante que sem duvida nos traz cada vez mais garra nos jogos e vontade de fazer mais mais e mais:)

Anónimo disse...

Oi mely, parabéns por mais uma fantastica entrevista!!

E p'ra primeiro de tudo agradeço a D. Carmen por todo o apoio que nos dá...

olha melissa ve-se logo a quem é que tu sais ao seres a pessoa que és...

Beijos para a nossa fã nº1!! lool
beijos pra ti também meli.

tita28#

Anónimo disse...

Não posso dizer muito, pois ainda não tive o prazer de estar muitas vezes com a D.Carmen.
Os poucos momentos deixam-me as melhores impressões, uma verdadeira Senhora. É fantástico ver o seu apoio à Mélissa. Todos sabemos o quanto isso é importante para ela. Desde já um obrigada por todo o apoio, e continue próximo da família Gualtar.

Parabéns pela entrevista Mélissa, foi uma bonita forma de homenagear aquela que sempre te apoiou.

Sónia Alves

Anónimo disse...

D. Carmen,

Permita-m cumprimenta-la e ao mesmo tempo agradecer-lhe, uma vez q tem o dom de ser a grand responsável por tudo aquilo q a Mélissa é.

Rodrigo

Anónimo disse...

chegou a vez da SENHORA D.CARMEN MARAVILHA?muito bem melissa,grande surpresa...desde ja o meu agradecimento a estas pessoas MARAVILHOSAS,k sem duvida merecem mt mais do k simplesmente uma vitoria...esperemos conseguir dar lhes no final do campeonato o k tanto merecem,UM TITULO,kem sabe....
como pessoa?MARAVILHOSA.....
mais palavras para ke?kem teve oportunidade de a conhecer,e para kem ja passou alguns momentos com ela,tem noçao da GRANDE PESSOA k e...espero continuar ve-la apoiar-nos sempre na maxima força....no final a estaremos todos juntos e kem sbe a FESTEJAR ALGO...1bj para as "nossas2" MARAVILHAS....VALE APENA ESTAR PERTO DEST GRUPO MARAVILHA...ACREDITEM

Anónimo disse...

D. Carmen,

Nesta entrevista percebe-se o quanto a família da Meli valoriza a justiça e a apoia, como já demonstrou no momento mais doloroso para esta Família ADC Gualtar.

Como pai e atleta, compreendemos perfeitamente o que sente quando vê a sua filha a jogar, pois ela consegue Jogar e recrear-se ao mesmo tempo (o que enfurece os adversários) HI!HI!HI!

Parabéns por ser essa pessoa fantástica que transparece não só na entrevista mas também na educação que a Meli revela ter recebido.
Porque sendo ela uma Jogadora Maravilha, é madura e educada. É também uma Amiga Maravilha de todas as outras atletas, sempre pronta a ajudar e a apoiar.

Falámos quase só da sua filha, porque a conhecemos melhor e ela reflecte aquilo que a família lhe ensinou.

Orgulhamo-nos de pertencer a esta Equipa Maravilha. Queremos também ganhar algo para oferecer a esta família porque, nós já ganhamos...

...Obrigado!!!

FS(+) e AS(1)

Anónimo disse...

Para começar queria agradecer todo o apoio que nos tem dado...
Apesar de não ter estado muito tempo consigo, deu para perceber que é uma SENHORA...
Espero que continue a apoiar.nos que nós tentaremos sempre "responder" da melhor forma...

PARABÉNS melissa pela entrevista, pois foi uma boa maneira de agradecer tudo o que a tua mãe fez por ti...