8 de janeiro de 2009

2008 em RETROSPECTIVA... 2009 à ESPREITA...

10... 9... 8... 7... 6... 5... 4... 3... 2... 1... 2009!!!
Foi desta forma, tal como todos, que me despedi de mais um ano. Foi também nesta fracção de segundos que fui capaz de recalcar mentalmente tudo o que vivi em 2008. Nesses mesmos segundos tive ainda tempo para recapitular todos os meus desejos para este novo ano.

A vida é uma viagem em busca constante para a felicidade, então lá fui eu procurar, conhecer e descobrir mais um pouco do Mundo.
Como seria de prever muito vivi em 2008.
Revivendo as 4 linhas, sinto a emoção de um ano recheado de conquistas... o campeonato distrital, a participação na taça nacional, a vitória no inter-associações, uma série de troféus em torneios, a nomeação para jogadora do ano, os jogos de apuramento para o Campeonato da Europa pela selecção sub-19 e a minha estreia pela selecção A.
Terminada a época procurei de imediato traçar novos rumos. Foi então que aceitei o desafio proposto por duas pessoas de valor. Foi de facto uma proposta interessante e que me poderia fazer crescer imenso. Novas mentalidades, novos interesses, novas responsabilidades... E assim foi. Partimos praticamente do nada até formarmos um grupo coeso, a ADC Gualtar. Quanto ao valor da equipa julgo que não é necessário expressar-me, pois espelha-se no meu rosto e todas as emoções que já vivi junto dela foram descritas neste meu novo espaço, que surgiu com a necessidade de partilhar o gosto pela bola com todos aqueles que gostam de futsal.

Não há dúvida que a redondinha me proporciona um grande bem-estar e me estimula para as actividades do meu dia-dia. Foi dessa forma que terminei o 12.º ano com óptimos resultados, que me permitiram ingressar no curso que pretendia.
Mas nem tudo foi um mar de rosas... Medicina é um curso muito exigente a vários níveis. Há mais do que conhecimentos cognitivos a aprender. Senti uma nova realidade na pele. Ainda hoje luto com o desejo e com a fé de me adaptar e ultrapassar a obsessão, a competitividade e a diferença, que se faz sentir no meu espaço de aprendizagem.
Como 2009 é um ano cheio de dádivas, mantenho-me de pés bem assentes nesta pequena, mas ao mesmo tempo grande guerra pessoal.
Muito aprendi neste ciclo que passou. Cresci mais que julgava poder crescer. Tudo isto aconteceu porque conquistei o melhor presente da vida... o meu coração despertou!!! De vagabundo, só e calmo, passou a partilhado, acompanhado e irrequieto. Esta descoberta na minha vida foi como nos "bonequitos" da televisão... perfeita e feliz!!! Nasceu aqui uma nova motivação e vontade de crescer. Só quis viver, viver e viver. E assim fiz, tenho feito e vou continuar a fazer...

2008 foi sem dúvida o melhor ano da minha vida, mas vivo com a certeza que 2009 será melhor ainda... basta aprender a sorrir nos momentos de tempestade, pois algures se encontrará a bonança... aceitar humildemente a mágoa, esperando pelo toque mágico do Universo, que me ensine a converter a negatividade em estrela positiva da vida... viver na fé, esperança e optimismo... é isto que desejo aprender neste 2009. Parece pouco mas é tudo. Este será o maior troféu a alcançar neste ano de vida.

5 comentários:

Anónimo disse...

Principessa, consegs sp surpreender-m. Este texto é fabuloso, publicado nest dia tao especial, alias especial foi o dia 08/01/1990, pq nascia a + bela das Princesas.
N sei o q dizer perant tanto, pq posso n tar à altura. Vou apenas ser sincero e falar d coração.
Tu tb fost o melhor present... tb despertast o meu coraçao. Posso n ser 1 bonequito da tv, mas sou o TEU BONEQUITO e d td farei pra t proporcionar momentos perfeitos e felizs.
E em 2009, vamos mm VIVER, VIVER, VIVER, cm s cada dia foss magico cm aquele em q m dissest: "q agradável" e eu timidament tive a coragem d tentar a sort (e q sort!).
O resto fica entre nós...

Baci,
Rodrigo (Bonequito)

Anónimo disse...

Olá Mely!

Foi realmente uma ano de 2008 que dificilmente deves esquecer, não só pela vertente desportiva, mas também pelas inúmeras mudanças pessoais que referes no texto.
Demonstra que neste momento consegues ter mais a noção do que é a vida e esse é o primeiro passo para conseguires o equilíbrio, conseguindo-o, tudo o resto aparece por acréscimo e principalmente porque sabes encarar os obstáculos como uma oportunidade de crescimento.
Perspectiva-se um 2009 em GRANDE...
Muita magia, muita força e sobretudo muita coragem em tudo, é o que mais te desejo.

EP

Anónimo disse...

Espero que 2009 consiga ser ainda melhor do que 2008 a nível desportivo e pessoal. Continua com essa tua força, e com essa tua garra e vontade de acarinhar a bola e fazer magia com esta.

Digam o que dixerem sem duvida, és a melhor jogadora que af.braga alguma vez já viu.
Felicidades

Ass. Uma adepta da tua magia.

Anónimo disse...

oi meli..

este texto está espetacular! e quanto ao que diz respeito ao futebol/futsal não há dúvida que 2008 foi um ano cheio de conquistas, mas ja sabes, se depender de todas nós (todas as tuas colegas de equipa) voltarás a saboreas certas conquistas este ano!!!

E como já não é a primeira vez, volto a dizer-te que tu sem dúvida és a melhor!! GRANDE JOGADORA!! admiro-te muito.. e claro és tamém uma grande pessoa, uma gande amiga...
és Unica...

desejo-te muito que este ano novo seja muito, mas muito melhor que o outro,a nivel pessoal e claro: futebolistico!! :-p

bjinhos

tita28#

Anónimo disse...

2008 sem dúvida foi um grande ano para TI :)
2008 sem dúvida foi um grande ano para enfrentares de frente um projecto como o que começaste!!!!!
2008 sem dúvida foi um grande ano para mudares a tua personalidade de adolescente para mulher:)
2008 sem dúvida foi um grande ano para (e até que enfim alguém como tu e outras pessoas que fazem parte do teu grupo de amigos) pegarem e fazerem o GUALTAR FEMININO-FAMILIA que em 5 meses aquilo toda a gente já teve o prazer de ver, conhecer, sentir e acarinhar dentro e fora do campo.
És sobretudo uma GRANDE PESSOA, AMIGA dos seus AMIGOS, só não fazes e ajudas se não puderes... Com toda a experiência que tenho desejo-te um 2009 com tudo o que mereces e desejas.
És um exemplo a seguir e continua a ajudar e ensinar às atletas mais novas o que sabes fazer melhor.

Com carinho um beijinho
Susana Machado