21 de maio de 2008

A CAPACIDADE de SUPERAÇÃO de OBSTÁCULOS

Escrevi este texto para a disciplina de Português, após me ter sido dado o tema. Depois de o terminar e de o reler, não podia deixar de o partilhar com todos aqueles que enfrentam os obstáculos com um sorriso, que amam a vida, enfim... que gostam de reflectir!

"A vida é uma luta constante para a felicidade. Todos lutamos por ela, para que faça sentido... e que sentido teria! Mas esse sentido depende da capacidade que todos temos de enfrentar cada adversidade com sucesso, para que o sorriso se estampe de forma desigual no nosso tão pequeno rosto.
Logo ao nascer começa a nossa luta. Começamos por enfrentar um grande obstáculo, o da sobrevivência. Pequenos, ainda seres dependentes, frágeis, débeis neste mundo imenso, temos que lutar para conseguir adaptar-nos a um ambiente diferente do que nos protegia no ventre de nossa mãe.
Posteriormente, em crianças, ensinam-nos que as pequenas coisas da vida nos trazem a tão esperada felicidade. Lançam-nos o primeiro desafio... fazer os outros felizes. Para isso teremos que sofrer, lutar e deixarmos de ser uma prioridade.
Seremos capazes de aguentar tal obstáculo?
Claro, caso contrário não seríamos o desejo da nossa pequena imensa casa. Crescemos e as adversidades aumentam. Partimos à descoberta. Deixamos o nosso casulo seguro onde não poderíamos observar e descobrir o mundo. Enfrentamos e deparamo-nos com desigualdades, injustiças, as quais teremos que lutar e superar.
Valerá então a pena deixar o meu abrigo quentinho para viver outra superação?
Como diz Pessoa: "tudo vale a pena quando a alma não é pequena". Palavras para quê?
Com o tempo e sem nos apercebermos, lutamos e superamos os nossos medos de forma inata. O mundo foi feito para aqueles que têm vontade de viver, o que nos fazer adquirir determinados pré-requisitos.
O Homem é, sem dúvida, um ser espectacular... até onde irá o limite e a capacidade de sofrimento do Homem?
Ao fim de 18 anos de existência descobri que o limite somos nós. Nós somos um rascunho de nós próprios e esse rascunho está guardado no nosso interior.
Agora que descobri o verdadeiro segredo da vida, quero ir mais longe. Quero subir o Evereste da vida e festejar o meu triunfo junto dos que amo. Para isso tenho de descobrir, sonhar, procurar e conhecer o mundo, com o sonho e a luta de querer conquistá-lo, para que no final sinta o suor da minha camisola torcer todos os desejos daqueles que amei, com um enorme sorriso feliz".

7 comentários:

Anónimo disse...

So por estas palavras ja se ve a pessoa que és!!

Continuas a ser um grande exemplo para mim, foi um orgulho ter jogado a teu lado e ter partilhado akeles momentos contigo!

Resta-me desejart tdo de bom nesta vida que o teu percurso futebolístico e pessoal continue fantastico e/ou cada vez melhor!!

Mereces..

bjinhs Cristiana Aldeia Activ

MÉLISSA disse...

Menina Cristiana, peço desculpa por só te responder agora, mas tenho andado numa grande luta contra o tempo porque os exames já estão aí!
Bem, é sempre optimo saber que conseguimos preencher os outros com as palavras certas nas alturas adequadas e, neste momento, sou eu que agradeço a admiração e a consideração. Mais do que isso ficam sempre guardadas as palavras que me dão força e alento para lutar a cada instante. E por favor acredita sempre em ti!
Beijos deste tua colega que por aqui anda sempre que pode...
Mélissa

Anónimo disse...

Bigadu por me teres respondido!!!
é natural andares em stress é das fazes mais importantes da nossa vida tb ja passei por isso!!
mas tu sabes mt bem as tuas capacidades e tens tdo para conseguir seguir akilo k keres!!

Mt sorte vai dando noticias sempre k poderes, mt bigadu pela força!!!

Sabe mt bem sentir a força de alguem k tem cada vez mais um futuro brilhante a frente!!

jinhs Cristiana

Anónimo disse...

Bem este texto deixou-me completamente surpreendida...Para além de jogares mt bem escreves de fakto maravilhosamente!O teu exemplo serve para todas as jovens komo eu que jogam futebol e que buscam o seu sonho e querem sempre ir mais longe!É pena o futebol feminino nao estar tao divulgado como o masculino mas há k ter a esperança que esse dia chegará!
Um beijo grande!
kontinua a akreditar em ti e força para a tua vida!

MÉLISSA disse...

Ora bem, vejo que és uma fiel e procuradora da ascensão do futsal feminino. Fico desde já agradecida por tal facto e por provável entrega. Aproveito também por te agradecer as palavras de força para que a resignação seja sempre inexistente na minha vida.
Beijos e felicidades

Anónimo disse...

sim senhoraa...bom texto...
brigado pelo post...deu me grande jeito pa uma composiçao de portugues...
ja vi que es de braga...eu tambem...um dia inda nos encontramos nos campos da rodovia...xD i qero ver se passas por mim...=D ja qe pelo qe vi es extrema ou media... eu sou defesa...i tambem ja tenho internacionalizaçoes nos escaloes de formaçao...pois que sou junior...
boa sorte pela selecçao
beijo

Anónimo disse...

eh isso aê.....
a jente temos que sabe os nosso principio de morau etica.
Continue açim!!!