26 de maio de 2008

FALAR de MELISSA...

Após ter desafiado Melissa para a criação deste seu blog, o maior desafio surgiu quando me pediu que o administrasse. Pese embora a responsabilidade, nesta que será a minha primeira participação neste seu projecto, não podia começar sem antes vos dar a conhecer a forma como vejo esta jovem de apenas 18 anos.
Falar de Melissa é falar da atleta, da capitã, da estudante, da pessoa humana que é...
Como atleta e apesar de toda a sua juventude, mostra uma maturidade tremenda, que se traduz na disciplina e rigor que impõe a si própria e que fazem dela uma atleta de eleição no seu clube e na selecção.
A sua qualidade técnica, fruto do seu trabalho diário, encanta todos aqueles que a vêem jogar. Numa finta, num arranque explosivo, num simples passe de bola, consegue mostrar a magia de uma "Verdadeira Artista", que só está ao alcance de alguns... poucos.
Melissa sempre foi capitã, talvez porque é um exemplo de enorme carisma, garra e vontade de vencer. Desde as camadas jovens na Escola Fair-play e mais tarde no Merelinense (onde foi a única menina a jogar nas várias equipas), passando pelas várias selecções da Associação de Futebol de Braga, que Melissa é eleita para ser a voz de comando. Foi sub-capitã no Maria da Fonte e é capitã da selecção nacional de sub-19, cargo que desempenha com orgulho.
Mas Melissa não se dedica apenas à "redondinha" (como carinhosamente a trata), pois os livros são a sua grande prioridade e companhia diária. Estuda com prazer e com vontade de querer saber cada vez mais, pertencendo ao grupo daqueles que acham que "o saber não ocupa espaço".
Como pessoa fica o privilégio de quem tem o prazer de a conhecer para além dos rectângulos de jogo. A maturidade com que aborda qualquer assunto e a humildade como encara cada situação da vida mostram que é uma pessoa simples, humana, amiga, disciplinada, educada...
Consegue tirar uma lição de cada obstáculo e encara cada desafio como forma de crescer e de se preparar para o futuro, mostrando uma racionalidade fora do comum.
A celebre frase "é preciso não relaxar nunca mesmo tendo chegado tão longe" serve de máxima àquela que simpaticamente alguns apelidam de "Ronaldinha", "Ricardinha", "Verdadeira Artista", "Mely", ou simplesmente MELISSA...

21 de maio de 2008

A CAPACIDADE de SUPERAÇÃO de OBSTÁCULOS

Escrevi este texto para a disciplina de Português, após me ter sido dado o tema. Depois de o terminar e de o reler, não podia deixar de o partilhar com todos aqueles que enfrentam os obstáculos com um sorriso, que amam a vida, enfim... que gostam de reflectir!

"A vida é uma luta constante para a felicidade. Todos lutamos por ela, para que faça sentido... e que sentido teria! Mas esse sentido depende da capacidade que todos temos de enfrentar cada adversidade com sucesso, para que o sorriso se estampe de forma desigual no nosso tão pequeno rosto.
Logo ao nascer começa a nossa luta. Começamos por enfrentar um grande obstáculo, o da sobrevivência. Pequenos, ainda seres dependentes, frágeis, débeis neste mundo imenso, temos que lutar para conseguir adaptar-nos a um ambiente diferente do que nos protegia no ventre de nossa mãe.
Posteriormente, em crianças, ensinam-nos que as pequenas coisas da vida nos trazem a tão esperada felicidade. Lançam-nos o primeiro desafio... fazer os outros felizes. Para isso teremos que sofrer, lutar e deixarmos de ser uma prioridade.
Seremos capazes de aguentar tal obstáculo?
Claro, caso contrário não seríamos o desejo da nossa pequena imensa casa. Crescemos e as adversidades aumentam. Partimos à descoberta. Deixamos o nosso casulo seguro onde não poderíamos observar e descobrir o mundo. Enfrentamos e deparamo-nos com desigualdades, injustiças, as quais teremos que lutar e superar.
Valerá então a pena deixar o meu abrigo quentinho para viver outra superação?
Como diz Pessoa: "tudo vale a pena quando a alma não é pequena". Palavras para quê?
Com o tempo e sem nos apercebermos, lutamos e superamos os nossos medos de forma inata. O mundo foi feito para aqueles que têm vontade de viver, o que nos fazer adquirir determinados pré-requisitos.
O Homem é, sem dúvida, um ser espectacular... até onde irá o limite e a capacidade de sofrimento do Homem?
Ao fim de 18 anos de existência descobri que o limite somos nós. Nós somos um rascunho de nós próprios e esse rascunho está guardado no nosso interior.
Agora que descobri o verdadeiro segredo da vida, quero ir mais longe. Quero subir o Evereste da vida e festejar o meu triunfo junto dos que amo. Para isso tenho de descobrir, sonhar, procurar e conhecer o mundo, com o sonho e a luta de querer conquistá-lo, para que no final sinta o suor da minha camisola torcer todos os desejos daqueles que amei, com um enorme sorriso feliz".

2 de maio de 2008

PARA REFLECTIR...

"Quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realize o seu desejo"
Paulo Coelho

APRESENTAÇÃO

Olá,
sejam bem-vindos a este, que será a partir de agora, o meu espaço...
Aqui partilharei o meu percurso desportivo e a minha paixão pela "redondinha".
Convido-vos a acompanhar as minhas "lutas" e a partilhar também as vossas experiências.
Espero que este espaço seja do vosso agrado e que consiga fazer dele não só um local de comunicação mas também um local de partilha.